COLORIMETRIA
Para qualquer trabalho de micropigmentação, um conhecimento adequado de colorimetria é indispensável. Entender como a cor de um pigmento pode “reagir” após a interação com a melanina nos leva a entender porque uma tonalidade se deu mais clara, mais escura, mais acinzentada ou mais avermelhada na pele após alguns dias de transcorrido o procedimento.Ao escolher tonalidades para uma micropigmentação devemos levar em consideração fatores como a identificação correta da cor da pele do paciente (melanina) e o fundamento da cor do pigmento escolhido.
AS CORES
É a partir delas que poderemos fazer todos os cálculos, sejam eles matemáticos ou não. Estes cálculos, permitirão que nossos trabalhos alcancem com sucesso o objetivo desejado.A Estrela de Oswald é o centro de tudo. Com ela entenderemos a ciência e a matemática das cores. Ela nos mostra como neutralizar tons indesejáveis, formar cores, entender suas misturas,etc.
Cores primárias: são cores que não dependem de outras para existir.Cores secundárias: são a mistura de duas primárias.
Sem luz não há cor. A luz branca é a união de todas as cores. Por isso a cor de um objeto é aque ele não absorve. Um objeto amarelo absorve os raios vermelhos e azuis, e por não absorver o raio amarelo, ele o difunde. Assim o vemos amarelo Cores quentes. São cores como o vermelho, amarelo, laranja. Assim são chamadas por serem mais vibrantes, “alegres” e mais próximas do calor.Cores frias. São cores como o azul, roxo, verde. Assim são chamadas por serem cores menos vibrantes, “tristes” e mais próximas do frio Para neutralizar uma nuance basta ter em mente a seguinte regra:
neutralizam-se uma cor primária com uma secundária, e vice e versa.para neutralizar uma cor primária, basta utilizar a secundária que seja a mistura das outras duas primárias.para neutralizar uma cor secundária, basta utilizar a primária que não faça parte de sua mistura.
Azul neutraliza o laranja e vice e versa
Vermelho neutraliza o verde e vice e versa
Amarelo neutraliza o roxo e vice e versa
Muito importante saber que tudo que se refere a colorimetria serve para qualquer tipo de trabalho que se refira à cor, seja para colorir um cabelo, pintar uma parede, um carro, um tecido, etc.